Como verificar o líquido dos travões

O líquido dos travões é uma parte essencial do sistema de travagem hidráulica. Sem ele, ou sem líquido suficiente, a força aplicada no pedal do travão não seria transmitida às pinças, pastilhas e respectivos discos.

O ponto de ebulição do liquido dos travões é muito elevado, porque as temperaturas que resultam da acção da travagem são muito altas. Sendo que a formação de borbulhas neste liquido, consequência das altas temperaturas, são uma das principais causas da deterioração dos travões.

Além disso, as temperaturas de congelamento do líquido são muito baixas, para que não se congelem com o frio. Quanto maior o índice do DOT (Department of Transportation), maior é a temperatura de ebulição: 205 °C (DOT 3), 230 °C (DOT 4) ou 260 °C (DOT 5.1)

A garrafa que contém o líquido deve ser depositada num contentor de resíduos especiais, uma vez terminado/vazio. É muito importante que utilize sempre o líquido adequado. Um líquido em mau estado, inadequado, fora do prazo validade ou alterado pode danificar o sistema de travões, fazendo com que inche as peças de borracha e os copos do cilindro mestre. Se isso acontece, provávelmente vai ter que mudar todas as peças afectadas e limpar o sistema.

coche vs liquido de frenos

Recomendamos o uso de equipamento de proteção antes de mudar ou verificar o líquido dos travões (óculos de proteção e luvas de látex), já que é muito tóxico, irritante aos olhos e à pele se em contato. Além disso, se acontece algum tipo de derramamento de líquido, deve limpá-lo o mais rápido possível, porque corroi imediatamente os componentes, como as tintas e plásticos.

Como verificar o líquido dos travões:

  1. Com o motor desligado e frio, abra o capô e localize o reservatório/depósito do cilindro mestre do travão. Normalmente encontra-se no lado esquerdo, o do motorista.

liquido-frenos

  1. Se a reserva cilindro mestre é transparente, assegure-se que o líquido de travão se encontra entre os indicadores de mínimo “Min” e Max “Max”. Se não é transparente e, portanto, não consegue ver o nível, remova a tampa do depósito para verificar o nível.

 

  1. Limpe a tampa do despósito para evitar a entrada de sujidade no cilindro mestre.

max-min

  1. Verifique agora o nível do líquido de travão correto na dita reserva. Se necessário, adicione o tipo de líquido de travão recomendado para seu do veículo, que é normalmente DOT3 ou DOT4. Entre em www.autingo.com.pt ou ligue 308 804 772 e ajuda-lo-emos a escolher o indicado para o seu carro. Temos uma grande variedade de líquidos de travão, bem como marcas, capacidades e tipos.

 

  1. Finalmente, volte a colocar a tampa de volta. Devido ao líquido de travão ser hidroscópico ( significa que atrai e absorve a humidade, por exemplo, do ar), corre o risco de que se por acaso deixar tampa retirada muito tempo, pode diminuir significativamente o seu ponto de ebulição.

 

NOTA: Se o depósito do líquido de travão estava vazio ou quase vazio, recomendamos uma inspecção completa ao sistema de travagem.