O filtro de combustível: A sua função é fundamental para manter os injetores limpos e livres de impurezas e obstruções  do combustível. A bomba de combustível envia combustível para o motor que passa primeiro através do filtro, que é responsável pela retenção dos resíduos.

Ao contrário de outros tipos de filtros , não é aconselhável limpar o filtro de combustível de um carro já que as suas vantagens são quase inexistentes, devido aos residuos que se encrostam e que acabam por permanecer mesmo que se tente limpar, comprometendo o bom funcionamento do motor . Desta feita, recomendamos que faça a troca por um filtro novo.

Os profissionais recomendam mudar o filtro de combustível a cada 30,000 km para garantir que os injectores , a pressão da bomba e os circuitos estão em boas condições por mais tempo. O filtro de combustível situa-se entre o tanque e a bomba . Se o filtro estiver obstruindo poderá causar danos significativos ao motor e pode até deixar de funcionar.

 

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FERRAMENTAS: Mudar o filtro de combustível normalmente só requer ferramentas básicas, como uma chave de fendas, chave inglesa e um alicate. Digo normalmente, porque as ferramentas específicas vão depender da forma como o filtro de combustível se encontre conectado ao sistema de combustível.

Como mudar o filtro de combustível passo a passo:

  1. Comprar um novo filtro de combustível. Para fazer isso você tem que verificar as especificações técnicas no manual do veículo ou pode-nos ligar e perguntar-nos. Nós temos uma variedade de filtros multi-marca na nossa pagina, em autingo.pt por desde apenas 3 €

  2. Dependendo de onde se encontre o filtro de combustível do seu carro, este pode precisar de um macaco para levantar o veículo. Se este for o caso, certifique-se de puxar o travão de mão de e bloqueie as rodas.

  3. O filtro de combustível está normalmente conectado ao circuito de gasolina em dois lados: o lado de admissão e o lado de saída. O filtro pode ser encontrado tanto no final do circuito do combustível, perto do reservatório, como antes do motor. O filtro para reduz a pressão no circuito, evitanto  que o combustivel  saia propulsado gerando um risco elevado. Para reduzir a pressão que você tem que desligar o fusível da bomba de combustível.

  4. Desligar o borne negativo da bateria para minimizar a possibilidade de uma faísca.

  5. Retire o filtro velho. Desconecte os manguitos de entrada e saída, do filtro para posteriormente extrai-lo. É aconselhável envolvê-la em um pano para evitar o derramamento de combustível durante a remoção.

  6. Colocar o novo filtro. A maioria dos filtros tem uma seta que indica a maneira pela qual o combustível flui (entrada e saída), então certifique-se de não colocá-lo de cabeça para baixo. Coloque o novo filtro no suporte de montagem e, em seguida, as duas mangas de ligação de entrada e saída.

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  7. Volte a ligar o fusível da bomba de combustível e do terminal negativo da bateria.

  8. E pronto! Ligue o motor. Não entre em pânico se não arrancar à primeira  e você precisa de várias tentativas. Isto é porque a pressão diminuiu dramaticamente durante a mudança de filtro.